Evolução dos computadores


RESUMO DA EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES

1946: é anunciada a criação do primeiro computador digital eletrônico de grande escala do mundo, o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator). 


1951/1959 - Computadores de primeira geração:
  • Circuitos eletrônicos e válvulas
  • Uso restrito
  • Precisava ser reprogramado a cada tarefa
  • Grande consumo de energia
  • Problemas devido à muito aquecimento
As válvulas foram utilizadas em computadores eletrônicos, como por exemplo no ENIAC, já citado anteriormente. Normalmente quebrava após algumas horas de uso e tinha o processamento bastante lento. Nesta geração os computadores calculavam com uma velocidade de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina. 
      

1959/1965 - Computadores de segunda geração:
  • Início do uso comercial
  • Tamanho gigantesco
  • Capacidade de processamento muito pequena
  • Uso de transistores em substituição às válvulas
A válvula foi substituída pelo transistor. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e confiável. Os computadores desta geração já calculavam em microssegundos (milionésimos) e eram programados em linguagem montadora.


1965/1975 - Computadores de terceira geração:
  • Surgem os circuitos integrados
  • Diminuição do tamanho
  • Maior capacidade de processamento
  • Início da utilização dos computadores pessoais
Os transistores foram substituídos pela tecnologia de circuitos integrados (associação de transistores em pequena placa de silício). Além deles, outros componentes eletrônicos foram miniaturizados e montados num único CHIP, que já calculavam em nanossegundos (bilionésimos). Os computadores com o CI (Circuito Integrado) são muito mais confiáveis, bem menores, tornando os equipamentos mais compactos e rápidos, pela proximidade dos circuitos; possuem baixíssimo consumo de energia e menor custo. Nesta geração surge a linguagem de alto nível, orientada para os procedimentos.


1975/19?? - Aparecimento dos aplicativos de quarta geração:
  • Surgem os softwares integrados
  • Processadores de Texto
  • Planilhas Eletrônicas
  • Gerenciadores de Banco de Dados
  • Gráficos
  • Gerenciadores de Comunicação
Em 1975/77, ocorreram avanços significativos, surgindo os microprocessadores, os microcomputadores e os supercomputadores. Em 1977 houve uma explosão no mercado de microcomputadores, sendo fabricados em escala comercial e a partir daí a evolução foi sendo cada vez maior, até chegar aos micros atuais. O processo de miniaturização continuou e foram denominados por escalas de integração dos circuitos integrados: LSI (Large Scale of Integration), VLSI (Very Large Scale of Integration) e ULSI (Ultra Large Scale of Integration), utilizado a partir de 1980. Nesta geração começa a utilização das linguagens de altíssimo nível, orientadas para um problema.


1990: a partir dessa década são lançados softwares de melhor qualidade e com capacidade de processar as informações com maior rapidez. 


2000: após a virada do milênio os computadores continuaram a seguir a tendência de miniaturização de seus componentes e, tornando dessa forma os computadores mais maleáveis e práticos nas tarefas diárias. Além disso, há um investimento maciço em seu design.


2001 - O atentado ao edifício World Trade Center, "WTC", em Nova York, em 11 de setembro, provocou recorde de "audiência" na web.

Neste mesmo ano, em outubro, a Microsoft fundiu as duas famílias Windows no Windows XP, um sistema destinado tanto ao uso em ambiente doméstico quanto em estações de trabalho e servidores, baseado no Windows NT e utilizando processadores Itanium 64-bits, da Intel. A versão "Home Edition" incluía vários assistentes para facilitar as atividades de instalação e configuração do equipamento, e também ampliou os recursos multimídia do sistema operacional, especialmente nas aplicações visuais. A versão profissional levou para as empresas as características que fizeram o sucesso do Windows 2000: confiabilidade, segurança e desempenho.

Também em 2001, a Apple lançou a décima versão do sistema operacional Macintosh, o Mac OS X, adotando uma implementação do sistema UNIX como kernel. O OS X provavelmente foi bastante copiado por outros sistemas operacionais. Muitos afirmaram que o "Aero" do Windows Vista, lançado pela Microsoft anos depois, era uma cópia do "Aqua" do OS X.


2002 - Em janeiro cerca de 544 milhões de pessoas em todo o planeta utilizaram a internet.

Vários serviços online (álbum de fotos, e-mail protegido, blogs, mensageiros instantâneos, sites de relacionamentos) começaram a modificar e agilizar o comportamento do internauta.
"The Open Group" anunciou a "Single UNIX Specification", a versão 3 das especificações únicas para UNIX., anteriormente chamada de Spec 1170.

Em outubro a bolsa eletrônica Nasdaq atingiu a menor pontuação em seis anos: 1.114,11 pontos.

No Brasil, o governo federal começou a incentivar o software livre com o objetivo de facilitar a inclusão digital.

Início do Wi-Fi (Internet banda larga sem fio). O site TV Terra atingiu mais de 3 milhões de visitantes por mês.


2003 - Em abril a Apple lançou o iTunes4, uma loja virtual de música. Permitia que os usuários adquirissem músicas da iTunes Store por $ 0,99 a música definindo o padrão da venda de música digital, e dando início ao movimento de distanciamento das mídias materiais tanto para música como para vídeos.

Em abril começou a funcionar o serviço de download de música iTunes, da Apple, associado ao player MP3 iPod. O serviço vendeu 30 milhões de canções em 2003 e só nos quatro primeiros meses de 2004 vendeu cerca de 40 milhões.

Em junho foi organizado pela web, em Manhattan, Nova York, EUA, o primeiro flash mob (do inglês "multidão instantânea"). É um evento onde um grupo de pessoas vai a um lugar público, em um certo momento, e executa movimentos pré-combinados e sem sentido aparente, apenas por entretenimento ou, mesmo, com finalidades políticas e de reivindicação.




2004 - O uso de webcams começou a se popularizar.

Em 4 de fevereiro, os universitários Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin e Dustin Moskovitz, criaram o site de relacionamentos Facebook, com o objetivo de colocar os estudantes da universidade de Harvard em uma rede. Entretanto, o projeto obteve enorme sucesso e foi expandido também para outras universidades e, finalmente, para qualquer usuário em todo o planeta.

Mark Richard Shuttleworth em 20 de outubro, anunciou a primeira versão de uma nova distribuição do sistema operacional Linux, o Ubuntu 4.10 "The Warty Warthog Release", que seria sucedida por várias outras, em um processo de atualização e adequação primorosos.

Texto: Announcing Ubuntu 4.10 "The Warty Warthog Release"
https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-announce/2004-October/000003.html  (acessado novamente em 19/02/2011)
Mensagem por correio eletrônico anunciando a primeira versão do Ubuntu.


A fundação Mozilla desenvolveu o navegador freeware e gratuito Firefox, que foi lançado em 9 de novembro e se revelou um navegador mais seguro.

O Brasil já tinha cerca de 30 milhões de internautas e tornou-se líder mundial de inscritos no Orkut, o site de relacionamentos do Google.



2005 - Uma pesquisa da empresa "eMarketer" revelou que, no final de 2005, um bilhão de pessoas no planeta tinha acesso à internet e que, dessas pessoas, 845 milhões usavam a rede regularmente e, ainda, que 25% delas operavam por meio de banda larga ou conexões de alta velocidade.
Em 15 de fevereiro foi criado o site de compartilhamento de vídeos YouTube, por dois ex-funcionários do eBay, Steve Chen e Chad Hurley, (então, com 27 e 29 anos respectivamente) e Jawed Karim. A proposta era armazenar conteúdo audiovisual de vários tipos: trechos de filmes, programas de TV, novelas, seriados, comerciais e clipes de música. E, também, conteúdo amador, funcionando como um "video blog".

O primeiro vídeo foi colocado no ar apenas dois meses e uma semana após a inauguração, em 23 de abril de 2005. Era simples e registrava em 19 segundos, o passeio de um dos fundadores, Karim, no zoológico de San Diego, tendo sido filmado por um amigo.



2006 - No início de novembro a Microsoft entregou para os fabricantes de pcs o Windows Vista, que, entretanto, só começou a ser comercializado a partir de janeiro de 2007.

Algo até então inusitado aconteceu. Inúmeras foram as pessoas que fizeram "downgrade" para o sistema anterior ou mudaram de sistema operacional, devido às grandes exigências de hardware do novo sistema.



2007 - A revista “Popular Science” elaborou uma lista com as cem melhores invenções de 2006. Na categoria “computação” o destaque ficou para o computador do projeto OLPC - Um Laptop por Criança.

Em março, de acordo com pesquisa divulgada em 20/4 pelo Ibope/NetRatings, o número de internautas residenciais ativos no Brasil atingiu a marca de 16,3 milhões. Também foi divulgado que chegou aos 25 milhões o número de pessoas que morava em domicílios com ao menos um computador com acesso à internet, e que 32,9 milhões de brasileiros tinham acesso à rede em outros locais (como universidade, trabalho, escola...).

Um estudo da "comScore" concluiu que o número de usuários que acessam a internet no planeta em março atingiu 694 milhões de pessoas, 14% da população mundial, estimada em 6,5 bilhões de habitantes.


2008 - O número de chineses ligados à rede chegou a 250 milhões. E a China ultrapassou os Estados Unidos como o país com a maior população usuária de internet do mundo. No planeta os usuários de internet ultrapassaram 1,5 bilhões de pessoas.

A "AOL" anunciou a descontinuação do navegador Netscape em 1º de fevereiro de 2008. Esse navegador dominou o mercado de navegadores em meados dos anos 90. Mesmo descontinuado a sua influência deve perdurar pois fragmentos do código original estão presentes em qualquer browser existente e/ou em produção, incluindo o Firefox e o Internet Explorer.

Em 23 de junho, um estudo do órgão de pesquisas Gartner informou que o número de computadores pessoais em uso no mundo superou um bilhão de unidades. Também previu que esse número deverá dobrar até 2014, com forte crescimento em países em desenvolvimento. Até o início de 2008 os países desenvolvidos tinham cerca de 58% dos equipamentos,mas esse número deverá baixar para cerca de 30% do próximo bilhão, devido à rápida penetração em mercados emergentes determinada pela contínua queda no preço médio dos pcs , da expansão tanto da conectividade sem fio como da banda larga e, também, da percepção generalizada que computadores são indispensáveis ao desenvolvimento.

Em 26 de junho o conselho do ICANN (= Corporação de Nomes e Números Designados da Internet, na sigla em inglês), em sua conferência anual, em Paris, aprovou, por unanimidade, a liberação das terminações de endereços dos sites, permitindo opções além das tradicionais como .com ou .org. Assim, o final dos endereços dos sites não precisam mais se restringir a poucas categorias que indicam a natureza do negócio ou da organização, seguidos ou não da sigla do país onde estão hospedados. O ICANN também aprovou outra proposta que permitiu nomes de domínios escritos total ou parcialmente em caracteres como o chinês e o árabe.

Várias companhias aéreas intensificaram o uso de serviços de internet nos vôos.



2009- Foi comemorado os 25 anos do lançamento da primeira impressora pessoal a laser. A "HP" já vendeu mais de 132 milhões de impressoras LaserJet por todo o mundo.

O Google anunciou, em 7 de Julho de 2009, o desenvolvimento de um sistema operacional baseado na web. O Google Chrome OS em princípio prometia ser um sistema em código aberto e orientado inicialmente para netbooks.

Em setembro muitas estatístiscas sobre a Internet foram publicadas.


2010 Apple apresenta o iPad.



2011 Apple apresenta a tecnologia de E/S Thunderbold com a Intel em MacBooks Pro, apple apresenta iPad 2 e iOS 4.3.



Referências:

- http://ufpa.br/dicas/net1/int-h200.htm
- http://www.fundacaobradesco.org.br/vv-apostilas/mic_pag4.htm
- http://mundoeducacao.uol.com.br/informatica/evolucao-dos-computadores.htm
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Cronologia_da_evolu%C3%A 7%C3%A3o_dos_computadores
Imagens: http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi